dor ciática

Dor Ciática

A Dor Ciática recebe este nome porque afeta os nervos ciáticos, os mais longos do corpo.

Tipicamente começa na coluna lombar, passa pela pelos glúteos, desce pela parte posterior ou lateral das pernas, podendo chegar até os pés e dedos.

A causa mais comum é a hérnia de disco. Mas também pode ser causada por estenose, infecção, lesão na pélvis ou coxa e tumores.

A Dor Ciática tende a afetar predominantemente pessoas na faixa dos 40 e 50 anos e é mais comum nas pessoas com sobrepeso.

Sintomas da Dor Ciática

A principal característica da Dor Ciática é a dormência, formigamento ou dor na região lombar, na nádega e na perna. Pode ser relativamente leve ou latejante e violenta que tornando qualquer movimento extremamente desconfortável.

Os sintomas são agravados ao se mover, tossir ou espirrar. Atividades que “puxam” o nervo ciático, como inclinar-se para a frente especialmente quando os joelhos estão estendidos, podem agravar os sintomas.

A dor pode ser constante, fazendo com que você não encontre nenhuma posição confortável. Ou pode ir e vir como uma sensação nítida de “fisgada”, semelhante a um choque elétrico.

Quando um Disco com hérnia grave é a causa do problema e outros nervos são atingidos, a função da bexiga ou do intestino podem ser afetadas e uma ou ambas as pernas podem ficar fracas.

Tratamento

A boa notícia é que metade dos casos de Dor Ciática desaparecem sem uso de remédios dentro de 4 semanas e felizmente, somente menos de 5% das pessoas com Dor Ciática acabam necessitando de cirurgia.

Na fase aguda (especialmente nos primeiros dias) seu médico pode recomendar alguns poucos dias de repouso e medicamentos para aliviar a dor e diminuir a inflamação.

Segundo a ESCOLA DE MEDICINA DE HARVARD, períodos mais longos de repouso não são favoráveis. Em vez disso, é melhor levantar-se e começar a se mover novamente.

Recomendações

Seguem algumas recomendações de HARVARD pra você fazer em casa e aliviar a dor ciática:

  1. EXERCÍCIOS: movimentos específicos para a coluna focados em DESCOMPRESSÃO, REALINHAMENTO, ATIVAÇÃO E MOBILIDADE da região lombar trarão alívio e são o principal caminho de recuperação definitiva no médio e longo prazo.
  2. FRIO: a bolsa de gelo colocada sobre pontos dolorosos por alguns minutos várias vezes ao dia pode fazer você se sentir melhor. Mantenha por 15 a 20 minutos. O estímulo frio ajuda especialmente nos primeiros dias, depois mude para um estímulo de calor suave.
  3. CALOR: uma compressa quente pode aliviar a dor ciática. Cuidado para não exagerar no calor (queimar sua pele). Mantenha por 15 a 20 minutos, sempre colocando uma toalha entre a fonte de calor e seu corpo.
  4. PERDER PESO: se você estiver acima do peso, certamente sentirá enormes benefícios pendendo seus quilos extras e ajudará a aliviar a Dor Ciática.
  5. EVITAR LONGOS PERÍODOS SENTADO: nosso corpo foi feito para o movimento. Ficar muito tempo sentado vai agravar seu quadro de dor e dificultar a recuperação.

Confira um exercício para Dor Ciática do Método SEM DOR LOMBAR, clique no botão abaixo:

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